quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Lombo Rechedao com ameixas



Ingredientes:
- 1 lombo de porco com aprox. 1,200kg
- 200g de ameixas secas sem caroço
- ½ ananás
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 60g de azeite
- 50g de margarina
- 200g de vinho branco
- 1 colher de chá de pimentão-doce
- 1 ramo de salsa
- sal e pimenta q.b.
- fio de cozinha

Arranje o lombo e faça-lhe um corte no sentido do comprimento mas sem separar as metades. Coloque as ameixas sobrepostas, feche o lombo e ate-o com o fio de cozinha.
Descasque e  lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola e quartos e deite tudo para o copo do robot. Junte o ramo da salsa, o pimentão-doce e a margarina, tempere com sal e pimenta, adicione duas rodelas de ananás descascadas e cortadas em pedaços, o azeite e o vinho branco e ligue 30 segundos na velocidade 6. coloque o lombo num tabuleiro, regue-o com o molho e deixe-o marinar no frio de um dia para o outro, virando vez em quando.
Leve o lombo a assar no forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, virando de vez em quando e , se necessário, regando com um pouco de água. Retire depois do forno, deite o molho do tabuleiro para o copo do robot e ligue 20 segundos na velocidade 6. Fatie a carne, regue como molho e sirva o restante ananás cortado em meias luas. Decore a gosto e acompanhe com arroz de pinhões.


A cozer eu pus 50min a 180ºC e ainda não estava por isso, pus pelo menos mais 30min a 220ºC, mas isso vocês depois vão vendo


esta receita foi me dada pela a minha amiga Sonia G..Obrigada amiga!!!


0 comentários:

Enviar um comentário