sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Tarte de Bacalhau

Mais uma receita testada e recomendada pela minha amiga leonor




Ingredientes:
4 postas de bacalhau demolhado (eu usei uma saqueta das lascas de bacalhau)
Cogumelos
Gambas
2 Ovos
Natas
1 cebola
Azeite, sal e pimenta q.b.

Limpa-se o bacalhau de espinhas e peles e parte-se aos bocadinhos.
Num tacho leve um pouco de azeite e a cebola a refogar, junte os cogumelos de seguida, junte o bacalhau e as gambas e deixe refogar durante 10m. Bata os ovos e junte-lhe as natas, bata bem e tempere de sal e pimenta. Junte o preparado ao refogado e deixe apurar cerca de 5m, depois é só colocar numa tarteira com massa folhada e levar ao lume durante 30m a 200ºC. 






quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Bolachas de manteiga

250 g de farinha
125 g de açucar
125 g de manteiga
1 ovo inteiro
1 colher (chá) rasa de fermento em pó
1 pitada de sal
baunilha a gosto ( eu substitui por canela)

( tb pode por raspa ou sumo de laranja ou limão)



Amassa-se tudo e estende.se a massa até que fique com espessura de uma moeda e corta-se com um cortador de bolachas redondo e aos recortes.
( Eu usei varias formas de cortadores)
Leva-se a cozer em forno moderado ( 170º a 200º) em tabueliro de folha sem untar.
Retira-se dos tabuleiros ainda quentes e deixam-se arrefecer.
Podem ´guardar-se em caixa que vede bem , durando muito tempo.


esta receita já a fiz vezes sem conta...ate já faço a massa na maquina do pão no programa de amassar..sai sempre bem..e de vez em quando lá vai a leonor toda vaidosa para o infantario com bolachinha para comer ao lanche com os colegas

Bacalhau com legumes

Mal deste blog se não fosse a contribuição da minha amigas..esta receitas foi testada e recomendada pela minha querida Leonor



Bacalhau com espinafres

Ingredientes:
600gr de bacalhau
1 molho de espinafres
1 cenoura grande
1 curgete
2 cebolas
2 dentes de alho
1dl de azeite
2 tomates
1 embalagem de bechamel
Queijo ralado
Sal e pimenta qb

Coze-se o bacalhau em água temperada com sal. Retira-se o bacalhau e reserva-se a água. Limpa-se o bacalhau, lasque-o e reserve-o. Arranje os espinafres e lave-os.
Corte as cenouras em meias-luas e coza-as na água que reservou. Junte a curgete, também cortada em meias luas, e os espinafres. Coza tudo, retire e reserve.
Corte as cebolas em meias-luas, pique o alho e refogue-os no azeite. Adicione o tomate em pedaços, sem pele e sementes, e o bacalhau lascado. Tempere de sal e pimenta e envolva tudo muito bem. Junte os legumes cozidos e o molho bechamel e volte a envolver. Rectifique os temperos.
Coloque o preparado num recipiente tipo pirex e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno a 200ºC durante 25 m. Retire e sirva


Lombo Rechedao com ameixas



Ingredientes:
- 1 lombo de porco com aprox. 1,200kg
- 200g de ameixas secas sem caroço
- ½ ananás
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 60g de azeite
- 50g de margarina
- 200g de vinho branco
- 1 colher de chá de pimentão-doce
- 1 ramo de salsa
- sal e pimenta q.b.
- fio de cozinha

Arranje o lombo e faça-lhe um corte no sentido do comprimento mas sem separar as metades. Coloque as ameixas sobrepostas, feche o lombo e ate-o com o fio de cozinha.
Descasque e  lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola e quartos e deite tudo para o copo do robot. Junte o ramo da salsa, o pimentão-doce e a margarina, tempere com sal e pimenta, adicione duas rodelas de ananás descascadas e cortadas em pedaços, o azeite e o vinho branco e ligue 30 segundos na velocidade 6. coloque o lombo num tabuleiro, regue-o com o molho e deixe-o marinar no frio de um dia para o outro, virando vez em quando.
Leve o lombo a assar no forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, virando de vez em quando e , se necessário, regando com um pouco de água. Retire depois do forno, deite o molho do tabuleiro para o copo do robot e ligue 20 segundos na velocidade 6. Fatie a carne, regue como molho e sirva o restante ananás cortado em meias luas. Decore a gosto e acompanhe com arroz de pinhões.


A cozer eu pus 50min a 180ºC e ainda não estava por isso, pus pelo menos mais 30min a 220ºC, mas isso vocês depois vão vendo


esta receita foi me dada pela a minha amiga Sonia G..Obrigada amiga!!!