quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Açorda


Uma boa sugestao para aproveitar pao duro.
É optima para acompanhar pratos tanto de peixe ou de carne, pode-se misturar peixe cozido ou lascas de bacalhau cozido, tb pode servir de base á açorda de marisco e á açorda de ovas ou pode-se simplesmente comer assim...eu adoro!
 
Pao alentejano sem codea
Alhos
Azeite
1 ovo
coentros
sal
agua
 
Coloca-se os dentes de alho cortado em quartos no fundo dse um tacho, com o azeite e o sal...deixa-se aloirar um bocadinho....junta-se a agua de forma a cobrir o pao que temos... qd a agua estiver a ferver, junta-se o pao aos cubos e coze um pouco.
Depois bate-se tudo com uma vara de arames, ate ficar homogeneo (se se gostar da açorda mais "rala" junta-se agua)....junta-se um ovo e os coentros e mexe-se tudo novamente. rectifica.-se o sal se necessário.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Bife de Frango com molho a minha moda

bem esta receita foi o resultado de uma das minhas "criações " na cozinha...num dia daqueles em que estava mais inspirada....já andava farta da tradicional receita dos bifes com natas tradicionais e toca a deitar isto e aquilo para ver o que sai...e saiu mto bem

bifes de frango
natas ou em alternativa natas de soja
1 lata de cogumelos laminados
maisena ( se usarem natas de soja)
1 chavena de cafe
1 pitada de sal e pimenta
umas gotinhas de molho de soja
1 pitada de açucar
manteiga

em primeiro lugar alourei os bifes num pouco de vaqueiro..estes já um pouco temperados com sal e pimenta...depois adiciono os cogumelos e deixo que seque quase toda a agua que normalmente este libertam.....depois adicionei as nata....eu usei as de soja..uma pitada de maisena que na minha opinião faz com que fiquem mais cremosas..o que com as natas normais não é necessario...umas gotinhas de molho de soja, um pouco de cafe..adicionado pouco a pouco e deixe engrossar...prove o molho e se achar mto amargo por causa do cafe pode adicionar um pouco de açucar que corta o amargo..eu gostei mto do resultado...servi com um arroz branco e a familia adorou