quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Almôndegas da Beta!!!

Mais um receitinha dada por uma amiga, Obrigada Beta!!!


1 kg de carne de vaca magra picada
0,5 kg de fêvera de porco sem gordura, picada
0,5 cebola finamente picada
2 ou três pés de salsa picadinha
2 ovos inteiros batidos
uma colher de sobremesa bem cheia de farinha maizena
meia colher de café de sal refinado
uma pitada de pimenta
farinha de trigo para envolver as bolinhas
Mistura-se a carne toda, junta-se a cebola, a salsa, o sal e a pimenta e, caso apreciem, outro têmpero ou erva aromática a gosto.
Batem-se os ovos e misturam-se muito bem na carne picada. Depois acrescenta-se a farinha maizena aos poucos, de preferência peneirando. Eu uso uma coador de rede pequeno. Deixo cair um pouco de farinha e vou misturando, até esta se incorporar no picado.
Para formar as bolinhas, coloco farinha de trigo num prato, retiro uma porção de picado que corresponde a uma almôndega, e com as mãos enfarinhadas formo a bola. Costumo dexá-la envolvida na farinha para não colarem umas às outras, mas é preciso fazê-las com rapidez porque a humidade da carne vai absorverdo a farinha que tem tendência a desaparecer da superfície da almôndega. E estão prontas a congelar. Normalmente coloco-as nas cuvetes que aproveito dos produtos embalados do super-mercado, sem as sobrepor entre si.
Para cozinhar as almôndegas, basta fazer um refogado com cebola e tomate, embora eu não deixe estalas a cebola. Coloco tudo em cru, já com água, deixo o molho levantar fervura e deito lá dentro as bolinhas. O molho tem tendência a ficar grosso devido à farinha da superfície. Por norma as almôndegas não se desmancham, já que os ovos e a maizena dão-lhe consistência. As bolinhas ficam sempre mais pequenas depois de cozinhadas, pois perdem o volume da humidade da carne, mas o tamanho é a gosto de cada uma. Convém também rectificar o tempêro, pois o sal que se coloca em crú pode não ser suficiente. Eu faço tudo a meio-sal e depois acrescento no molho se for necessário. E costumo também colocar um piri-piri por uns cinco minutos. Não mais do que isso, pois é o suficiente para aromatizar o molho sem o deixar picante.
Et voilà! Enjoy your meal!!! ehehehe!!!

0 comentários:

Enviar um comentário